quinta-feira, 24 de julho de 2008

COMO VOCÊ GOSTARIA QUE SEU BAIRRO FOSSE?

Este questionamento teve como objetivo tratar das carências do bairro sentidas pelos participantes, assim como destacar os aspectos postitivos do bairro, que precisam ser cuidados. Para tanto, no dia 21.06 os participantes destacaram os seguintes aspectos:
  • Segurança;
  • Áreas de Lazer e Parques;
  • Aproximação das direções das escolas com os moradores do bairro, no intuito de promover atividades conjuntas de caráter cultural e educacional;
De certa forma, todos estes aspectos já haviam sido discutidos anteriormente. Principalmente a questão das áreas verdes, que inicialmente foi tida como ponto contraditório na percepção dos participantes, hoje é vista como carência.
No dia 28.06 foi a vez de visualizar como ficariam estras transformações no bairro e também de trazer exemplos de soluções para problemas semelhantes em outros bairros.
De início, todos foram citando a localização dos equipamentos públicos e privados de saúde, educação, cultura, segurança e lazer, que foram mapeados com o recurso do georreferenciamento e nos possibilitou enxergar que alguns aspectos tidos como carência não correspondem à realidade.
Exemplo disso é a questão da segurança:
(INSERIR MAPA COM DELEGACIAS E POSTOS POLICIAIS)
O bairro é cercado por delegacias e bases da polícia militar, no entanto, o que falta é uma ação preventiva, como rondas.
Outro ponto contraditório foi a relação escola x comunidade:
(INSERIR MAPA COM ESCOLAS)
Observamos que nas escolas da região (a maioria estaduais) há o programa Escola da Família, que desenvolve atividades abertas à comunidade nos finais de semana. Assim, o problema está na divulgação destas atividades - que precisa ser melhorada -, mas também na aproximação dos participantes da oficina com estes espaços para sugerir atividades de interesse comunitário e participar das atividades existentes. Ou seja, é preciso primeiro conhecer o que já é desenvolvido.
A presença de espaços de cultura como cinema (poucos), teatro (nenhum), bibliotecas (três), casas de cultura (duas), embora não tenham sido percebidas como carência pelos participantes, quando abordado de forma estimulada se mostrou interessante.
A partir destas constatações, passamos a pesquisar e discutir ações desenvolvidas em outros bairros para superar dificuldades semelhantes às encontradas no entorno do Telecentro Dom Bosco II. Em sua maioria, os exemplos encontrados se referem a ..... e podem ser encontrados nos seguintes endereços:
(INSERIR OS ENDEREÇOS ENCONTRADOS)
Por fim, os participantes pensaram em soluções para o seu bairro. Desta discussão, saíram as seguintes propostas:
Lazer e parques: Devido a escases de áreas verdes e a falta de espaço para a construção de parques, foi sugerido que a prefeitura coloque uma linha de onibus gratuita com com preço bem abaixo da tarifa comum circulando nos bairros do entorno até os parques da região, como o Parque Raul Seixas e Parque do Carmos, além de outros espaços cuulturais e de recreação;
Ainda sobre o assunto, foi constatado que uma área próxima a Obra Social Dom Bosco que seria utilizada para a construção de empreendimento imobiliário, teve a obra embargada por solicitação do IBAMA, já que há importantes espécies de árvores e plantas no terreno, como o pau-brasil. As árvores estão todas identificadas com plaquetas numeradas. Quem sabe esta área poderá se transformar em um parque?
Segurança: maior circulação de viaturas como forma de prevenir a criminalidade, ao invés de uma ação repressiva após a ocorrência do ato de violência.
Cultura: eventos culturais em ruas de lazer (a serem criadas) e nas escolas (Programa Escola da Família);
Saúde: na região há grandes hospitais e uma boa distribuição de postos de saúde, assim constatamos que o problema é a enorme demanda de populações em bairros próximos que não tem uma boa estrutura. A solução, neste caso, seria o apoio a construção de hospitais nestes bairros carentes.
Todas estas sugestões e outras ainda serão melhoradas, documentadas e encaminhadas ao poder público e lideranças locais, na intenção de testar as idéias e em caso de aceitação promover ações para a implementação das medidas.
Desse modo, a observação sobre o bairro foi aguçada, deixando de lado algumas idéias de senso comum e pesquisando a fundo problemas e soluções.

Nenhum comentário: