terça-feira, 21 de outubro de 2008

QUAL A IDENTIDADE DOS EDUCANDOS?

Dia 13/09 teve início a Oficina de Blog na Escola Estadual Profº José Nascimento, uma realização do Projeto IDENTIDADE EM REDE em parceria com o FOLHAS AMASSADAS.

Logo de cara, fizemos a limpeza da sala, mesas e equipamentos, que se transformou em um mutirão, contando com a ajuda espontânea dos participantes que chegavam.




Terminada a limpeza, soubemos que a sala de informática, onde se realiza a Oficina, existe já ha três anos, mas por diversos motivos até então nunca havia sido utilizada.

Iniciamos com a apresentação da Oficina e perguntamos das impressões e expectativas de pais e professores presentes. Todos se mostraram dispostos após saberem das potencialidades do blog. Nenhuma das professoras têm um blog e apenas duas participantes disseram que visitam algum, na área de educação.

A primeira questão colocada: Qual a identidade dos educandos?, teve a intenção de sondar como os professores viam seus educandos e as condições de vida destes. Esta questão será repetida ao final da Oficina para mensuramos o grau de apreensão (e a utilidade) das discussões que ocorrerão.

De cara, observamos que os educandos são muito diferentes uns dos outros. No geral, os aspectos que determinam a identidade deles estão na estrutura familiar e na relação com a comunidade e com a escola.

O poder aquisitivo das famílias é considerado baixo, vê-se também uma busca por auto-estima que passa pela aquisição de status, e engloba uma série de atitudes e valores que o inserem no meio social. Um exemplo disto é a não utilização dos kits com material escolar, chamado por muitos de "kit favela". Observa-se na comunidade, que para alguns, utilizar estes materiais fornecidos pelo poder público lhes agrega um baixo valor social. Até mesmo o material escolar das crianças influencia na auto-estima dos moradores.

Por fim, a relação mãe-aluno é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Embora pareça óbvio, é importante citar - já que se trata de uma constatação de professores e pais presentes -, que quanto mais ausente os pais estiverem do universo escolar, quanto menos eles acompanharem seus filhos, mais fraco e lento será o desenvolvimento do educando.

A falta de sonho e/ou perspectivas de algumas crianças devem ter origem no mesmo sentimento da parte dos pais, e isto por vários motivos, que vamos tentar tratar nos encontros.

Os temas levantados pelos participantes neste primeiro encontro foram "comportamento" e "organização", que se intereagem. Isto é, o comportamento dos alunos é, em maior medida, moldado pela organização escolar.

Exemplo de ótima relação entre escola e comunidade é a Escola Estadual Rui Bloem, no bairro de Mirandópolis. Há cursos para professores e a Associação de Pais e Mestres auxilia, através da arrecadação, a aprimorar o ambiente escolar. Além de parcerias importantes.

O site da Escola, com histórico, projetos, atividades e uma série de coisas pode ser visto clicando aqui.

Ao final, cada participante presente criou seu perfil no blog e agora já podem contribuir com postagens sobre atividades em sala, na escola ou inserir textos diversos.

Nenhum comentário: