terça-feira, 21 de outubro de 2008

COMO É O BAIRRO DOS EDUCANDOS?

Após duas semanas sem encontros, por conta de Festa da Primavera (que será tema de postagem neste blog) e também pelas Eleições, estamos de volta para tratar da questão: Como é o bairro em que seus educandos moram?

Para tanto, no dia 11/10, o IDENTIDADE EM REDE preparou dois mapas e trouxe alguns dados a serem discutidos com os participantes. Antes, porém, a opinião deles sobre o bairro - aspectos positivos e negativos, facilidades e dificuldades para os moradores daqui:
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Aspectos Positivos:

- Transporte: "tem para muitos lugares", aspecto quantitativo;

- Comércio: "de primeira necessidade", como mercado, açougue, farmácia;

- Iluminação Pública;

- "Espaço aberto": local público que proporciona aulas e oficinas de pintura, música etc.;

- Associação de Moradores do Jardim Miriam, onde também acontecem aulas de arte e onde funciona o EJA (Educação para Jovens e Adultos).
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Aspectos Negativos:

- Transporte, em seu aspecto qualitativo;

- Comércio de vestuário, eletrodomésticos etc.

- Não há Posto de Saúde;

- Não há parques;

- Não há cinemas;

- Não há creche (ou o número não supri a demanda);

- Não há praças;

- Não há bibliotecas.


Características do Bairro:


Perguntamos também aos participantes, o que caracteriza o bairro. Sem usar juízo de valor, o que é notório para quem chega na região do Jardim Miriam e Cidade Júlia. A resposta foi: muitos bares, igrejas "de garagem", comércios "de garagem". Além disso, também se verifica que as crianças sempre pedem para utilizar a qudra da escola, uma vez que não se tem quintal em casa. Há pouca EMEIs, poucos bancos, hipermercados, lazer para a família e é baixa a segurança.

Nesta situação, constatamos que muitos utilizam os equipamentos da cidade de Diadema, e embora o acesso seja restrito, sempre dão um jeito de conseguir atendimento. Por conta disso, perguntamos: o que há de melhor em Diadema? As respostas:

- Há muitas escolas;

- Há postos de saúde;

- Rede bancária, ao menos caixas eletrônicos;

- Todo o tipo de comércio;

- Teatro;

- Faculdade;

- Shopping Center (em breve!)

Os motivos que fazem de Diadema um local melhor estruturado deve-se a boa admistração da cidade para uma participantes moradora do município, e também pelo seu tamanho reduzido, sendo mais simples de administrar, para a moradora de São Paulo. é importante ressaltar que a parte de Diadema que fica ao lado da Cidade Júlia e Jardim Miriam é o centro da cidade. Estas diferenças, ficaram mais explícitas com a apresentação dos mapas elaborados.

Abaixo, temos dois mapas. O primeiro mostra a divisão dos bairros e a localização de moradia de cada participante:

Este mapa serviu para tirar as dúvidas a respeito da divisão de bairros.
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O segundo mostra a disposição dos equipamentos públicos da região, nas áreas de esporte, cultura, educação etc.

Verificamos através do mapa acima que não há, de fato, equipamentos de saúde e cultura na região. Podemos nos informar sobre a população e a renda média dos chefes de família, com base em dados do IBGE, projeção para 2007.

A população da Cidade Ademar, onde se localizao bairro, é de 245.807 habitantes, que representa 2,2% da população da capital paulista. Do total de habitantes, 53% tem até 29 anos de idade, sendo que 34% tem até 19 anos de idade.

A renda média mensal por domicílio em 2006 era de R$2.087,14, bem abaixo da renda média da capital, que no mesmo período era de R$2.997,41. Do total de chefes de família, 56% ganham até 5 salários mínimos, sendo que 21% do total ganham até 2 salários. Há ainda 14% sem renda. Todos estes percentuais são inversos aos totais da capital paulista, isto é, até 5 salários mínimos os percentuais da Cidade Ademar estão acima da médida da apital, e a partir de 5 salários mínimos os percentuais estão abaixo dos da capital.

Os mapas trouxeram um resumo da situação do bairro. Para uma visão mais detalhada de várias perspectivas, consutem o site "Criança e Adolescente 2007" (clique no título), do Instituo Lidas, entre com o CEP da escola (04424-030) ou o de sua residência, e terá vários mapas e tabelas sobre renda, escolaridade, quantidade de domicílios, média de moradores por domicílio, dados sobre violência, gravidez na adolescência entre outros.

No próximo encontro iremos discutir os por quês desta situação no bairro!

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