quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O QUE POSSO FAZER PARA QUE MEU BAIRRO SEJA COMO DESEJO?

Após o encontro onde se discutiu a identidade individual e coletiva, dois aspectos foram destacados:

1. Todos pretendem continuar morando no bairro;
2. Atualmente, o estudo é condição para conquistar trabalho (principais objetivos das famílias).


Sendo assim, o encontro do dia 02.08 - último desta primeira oficina - procurou discutir com os participantes, o que fazer para que, no bairro (que é o local onde todos continuarão) haja ensino de qualidade e mercado para que os moradores possam trabalhar e melhorarem em qualidade de vida?

Durante as reflexões, notamos que elas seguiram dois focos: de um lado, as medidas que devem ser tomadas pelo poder público, de caráter estrutural; de outro (e mais importante para os objetivos da oficina), o que cada participante pode fazer para mudar a realidade local. Abaixo está o resultado das reflexões e as demandas observadas:

Lazer e parques: Devido a escases de áreas verdes e a falta de espaço para a construção de parques, foi sugerido que a prefeitura coloque uma linha de onibus gratuita com com preço bem abaixo da tarifa comum circulando nos bairros do entorno até os parques da região, como o Parque Raul Seixas e Parque do Carmos, além de outros espaços cuulturais e de recreação. Ainda sobre o assunto, foi constatado que uma área próxima a Obra Social Dom Bosco que seria utilizada para a construção de empreendimento imobiliário, teve a obra embargada por solicitação do IBAMA, já que há importantes espécies de árvores e plantas no terreno, como o pau-brasil. As árvores estão todas identificadas com plaquetas numeradas. Quem sabe esta área poderá se transformar em um parque?;
.
Segurança: maior circulação de viaturas como forma de prevenir a criminalidade, ao invés de uma ação repressiva após a ocorrência do ato de violência;
.
Cultura: eventos culturais em ruas de lazer (a serem criadas) e nas escolas (Programa Escola da Família);
.
Saúde: na região há grandes hospitais e uma boa distribuição de postos de saúde, assim constatamos que o problema é a enorme demanda de populações em bairros próximos que não tem uma boa estrutura. A solução, neste caso, seria o apoio a construção de hospitais nestes bairros carentes.
.
Todas estas sugestões e outras ainda serão melhoradas, documentadas e encaminhadas ao poder público e lideranças locais, na intenção de testar as idéias e em caso de aceitação promover ações para a implementação das medidas.
.
No dia 16.08, como estava previsto no cronograma, fizemos uma atividade extra de escolha dos participantes. Minervino convidou todos a irem visitar sua casa, de onde há uma ótima vista do bairro e poderíamos captar mais imagens para ilustrar o conteúdo discutido. As imagens e comentários deste ultimo encontro estão abaixo!

(INSERIR FOTOS E COMENTÁRIOS)

Nenhum comentário: