segunda-feira, 19 de maio de 2008

QUAL SUA IDENTIDADE?

Construir um blog é fácil, em cinco minutos você já tem ele pronto, na sua preferência. Mas o que publicar num blog?
.
Por isso, o Projeto Identidade em Rede trabalha a criação, o conteúdo. A nossa sugestão de conteúdo é a reflexão a cerca dos assuntos locais, desde o histórico do bairro, passando pela relação do morador com o bairro até os assuntos de seu cotidiano. Para trabalhar estes temas, procuramos incentivar o desenvolvimento de conteúdos através de reflexões orientadas por "perguntas-temas". Estas são perguntas simples, mas pouco utilizadas no dia-a-dia dos participantes. O conteúdo produzido nestas discussões serão aproveitados para publicação no blog coletivo.

Desse modo, cada participante desenvolve a identidade, individual e coletivamente, e ao mesmo tempo, um pensamento crítico a respeito da realidade social na qual estão inseridos, desenvolvendo também a reflexão conjunta, o sentido de comunidade e, assim, “chegar a uma autopercepção realista de suas próprias características, potenciais e limitações, superando falsas identidades outorgadas de fora, e atravessando as tempestades em que se alternam excesso e ausência de auto-estima”.(EVERS,1984: p.18)

Abaixo você tem a programação de perguntas-temas e um resumo das discussões. Infelizmente, não é mais possível matricular-se na oficina, mas todos podem participar das discussões. Consulte temas e datas e fique a vontade para participar!
.
15.03
Qual sua identidade?
- Introdução e apresentação. Impressões e expectativas.
.
29.03, 12.04 e 19.04
Por que você mora neste bairro?
- Exposição dos motivos de cada participante para a vinda ao bairro e o vínculo de todas as histórias com a história do país.
.
26.04 e 10.05
Como é o seu bairro?
- Percepção dos participantes quanto a aspectos positivos e negativos do bairro e de infra-estrutura. Associação com dados oficiais e apresentação de gráficos e mapas georreferenciados como complemento às respostas dos participantes.
.
17.05 e 31.05
Por que seu bairro é assim?
- Percepção sobre a realidade local e a história do bairro nas dimensões espaço e tempo. Exposição do histórico de investimentos públicos no bairro e bate-papo com liderança comunitária.
.
07.06 e 14.06
Como é a escola que você e/ou seus filhos estudam e como você gostaria que ela fosse?
- Percepção dos participantes sobre os aspectos estruturais e organizacionais; preferências e carências; e investigação do conteúdo estudado. Discussão: a importância da educação e do espaço público para a formação da identidade/cidadania.
.
21.06 e 28.06
Como você gostaria que seu bairro fosse?
- Exposição sobre a realidade local e do que os participantes sentem falta (citando as aspectos estruturais). Exemplos de outros bairros: como supriram necessidades semelhantes?
.
05.07 e 12.07
Como é a cidade de São Paulo?
- Descrição dos aspectos positivos e negativos, inclusive com a citação de localidades para exemplificar. Constraste de investimentos - estrutura e IVJ - entre o bairro e a cidade.
.
19.07 e 26.07
Qual sua identidade?
- Retomada das questões anteriores e do conteúdo produzido pelos participantes. Traçar um perfil da identidade individual e coletiva. Quais as percepções e perspectivas hoje?
.
02.08
Encerramento: o que posso fazer para que meu bairro seja como desejo?
- Discussão livre passando pela finalidade dos blogs a partir do final da oficina, entrega do blog com todo o conteúdo desenvolvido.
.
A partir de agora, iniciaremos a postagem do conteúdo produzido nas discussões.
_______________________________________
referência: EVERS, Tilman. Identidade: a face oculta dos novos movimentos sociais. Novos Estudos Cebrap, nº 4, 1984.

Nenhum comentário: